Available courses

Esta Norma Regulamentadora - NR estabelece requisitos mínimos para a gestão da segurança e saúde no trabalho contra os fatores de risco de acidentes provenientes das atividades de extração, produção, armazenamento, transferência, manuseio e manipulação de inflamáveis e líquidos combustíveis.

Esta NR e seus anexos devem ser utilizados para fins de prevenção e controle dos riscos no trabalho com inflamáveis e combustíveis. Para fins de caracterização de atividades ou operações insalubres ou perigosas, devem ser aplicadas as disposições previstas na NR 15 - atividades e operações insalubres e NR 16 - atividades e operações perigosas.



A capacitação do profissional agrega conhecimento e previne sua integridade física e mental. No curso de Segurança na Operação de Máquinas Florestais, os profissionais são qualificados para operar máquinas em operações de derrubada de árvores, arraste de fustes, carregamento e descarregamento de carga e baldeio de toras, realizar limpeza das ponteiras dos troncos (resíduos sólidos) utilizando a máquina e equipamentos de acordo com a sua capacidade e finalidade, bem como zelar pelo melhor desempenho e rendimento, evitando manutenções corretivas e riscos de acidente.

Capacitar o operador de máquinas florestais em operações de derrubada de árvores, arraste de fustes, carregamento e descarregamento de carga e baldeio de toras, realizar limpeza das ponteiras dos troncos (resíduos sólidos), utilizando a máquina e equipamentos de acordo com a sua capacidade e finalidade, bem como, zelar pelo melhor desempenho e rendimento, evitando manutenções corretivas e riscos de acidente.

O Curso de Operador de Empilhadeira a NR-11 tem por objetivo formar colaboradores na utilização de empilhadeiras à combustão, de forma correta e segura, oferecendo conhecimentos teóricos, práticos e habilidades na operação e manutenção de cargas conforme preconiza a norma regulamentadora.

O curso aborda conceitos e práticas sobre operações e procedimentos para reconhecimento, análise e prevenção de risco associado ao manuseio e condução de equipamentos móveis, bem como inspeção e utilização de equipamentos de proteção individual (EPI´s) e equipamentos de proteção coletiva (EPC’s).

O curso de Operador de Empilhadeira tem como objetivo promover a formação profissional e o aperfeiçoamento das habilidades para operação segura de empilhadeiras, conforme as normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e demais normas relacionadas. 

É um curso ideal para as empresas que precisam de uma certificação rápida e de acordo com as exigências do Ministério do Trabalho nos serviços de Transporte, Movimentação, Armazenagem e Manuseio de Materiais.

O curso de Operador de Empilhadeira trás exercícios evolutivos que buscam a capacitação necessária para que o profissional possa exercer suas atividades diárias com perfeição. Nosso curso é focado sempre na segurança do profissional que está operando a Empilhadeira e das pessoas que estão ao seu redor.


Treinamento/Curso de Operador de Pá Carregadeira tem por objetivo capacitar os participantes na operação correta e segura do equipamento visando atender a Norma Regulamentadora 11 do Ministério do Trabalho e Emprego aprovada pela Portaria n.º 3.214, de 08 de junho de 1978.

Pá Carregadeira é um trator com uma pá em sua frente na qual se movimenta por força motriz própria. Esse tipo de máquina é muito utilizada em atividades de carregamento e descarregamento de materiais e objetos como areia, pedra, entulho entre outros. Hoje no mercado existem dois tipos de Pás Carregadeiras sendo aquelas que atuam sobre rodas e aquelas que atuam sobre esteiras. Além disso, têm diversos tamanhos e capacidades de carga, mas podem variar de acordo com modelos disponíveis.


CONTRIBUIÇÕES OFERECIDAS PELO CURSO DE BRIGADA DE INCÊNDIO

curso de brigada de incêndio tem como objetivo capacitar os funcionários de empresas para agir de forma apropriada em casos de incêndio. Dessa forma, em qualquer ocorrência relacionada ao início de possíveis focos de incêndios, os brigadistas estarão devidamente preparados para aplicar os primeiros socorros e encaminhar o fluxo de pessoas de maneira correta.

Ao contar com indivíduos capacitados pelo curso de brigada de incêndio, o local terá pessoal preparado, apto a fornecer suporte antes mesmo da chegada do Corpo de Bombeiros, no caso de algum foco de incêndio. Geralmente, o treinamento é realizado com uma pessoa de cada departamento de uma empresa ou, pelo menos, com um morador de cada andar de um edifício, por exemplo, assim constituindo uma porcentagem mínima de capacitados. A Treinnar é especialista em curso de brigada de incêndio, podendo orientar de maneira efetiva a quantidade mínima necessária de pessoas que se tornarão brigadistas.

Assim, por meio da realização de um curso de brigada de incêndio com uma empresa idônea, experiente, que conta com profissionais seriamente comprometidos, como é o caso da SAFETE, é certo de que a capacitação ocorrerá de maneira efetiva, garantindo ainda mais segurança às pessoas e ao local.


Retroescavadeira ou retroescavadora é um trator ou máquina de terraplenagem equipada com uma pá carregadeira montada na frente e uma pequena concha na traseira do veículo. Diferente de um trator de pneus, que é usado para puxar cargas a retroescavadeira é empregada nas construções urbanas e rurais.

O transporte de materiais e cargas, armazenamento e manuseio são ações frequentes em uma empresa. Com isso, toda norma regulamentadora estabelecida é importante, já que seu objetivo é garantir a saúde e integridade física do trabalhador. E a NR 11/NR 12 é uma delas.


NR 11/NR 12 é responsável por estabelecer medidas de segurança para o trabalho dos funcionários em transporte, armazenamento e manuseio de materiais e cargas. Tudo isso com o objetivo de reduzir o número de acidentes no ambiente de trabalho. Já que, frequentemente, estes colaboradores trabalham com peso, máquinas ou em altura.


O objetivo desta Norma Regulamentadora - NR é estabelecer os requisitos para aprovação, comercialização, fornecimento e utilização de Equipamentos de Proteção Individual - EPI.
A Norma Regulamentadora nº 6 (NR-06), conforme classificação estabelecida na Portaria SIT n° 787, de 29 de novembro de 2018, é norma especial, posto que regulamenta a execução do trabalho com uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPI), sem estar condicionada a setores ou atividades econômicas específicas.


Esta Norma Regulamentadora - NR tem o objetivo de estabelecer diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, que visam à implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na indústria da construção.

Esta norma se aplica às atividades da indústria da construção constantes da seção “F” do Código Nacional de Atividades Econômicas - CNAE e às atividades e serviços de demolição, reparo, pintura, limpeza e manutenção de edifícios em geral e de manutenção de obras de urbanização.
 


O curso visa aprimorar os conhecimentos dos profissionais de saúde para o atendimento de emergência e de acordo com as diretrizes do BLS. Além do reconhecimento de sinais graves, situações de hipoxemia, avc, crise convulsiva, assim como intoxicações e acidentes com animais peçonhentos.

Primeiros socorros são intervenções imediatas e provisórias que têm por finalidade manter as funções vitais de um indivíduo vítima de um acidente, ferido, que sofreu mal súbito ou está em perigo de vida, até que ele receba a assistência especializada. Os primeiros socorros são essenciais em muitos casos para salvar uma vida, portanto, todos devem ter noções básicas de como agir em certas situações.

Vale salientar, que em qualquer situação, é importante que o socorrista mantenha a calma, afaste os curiosos e garanta que ajuda especializada irá chegar, chamando ou pedindo para alguém chamar o serviço de emergência. É importante, também, que a ajuda seja realizada quando se tem o devido preparo, pois algumas manobras podem prejudicar mais a vítima. Caso não seja capaz de ajudar efetivamente, ajude a vítima de outras formas, procurando ajuda e auxiliando o socorrista



O curso de ENCARREGADO DE TURMA - LIDERANÇA OCUPACIONAL tem como objetivo estimular para que suas metas sejam cumpridas dentro dos prazos estipulados, mas deve também motivar seus colaboradores para que realizem o trabalho sem que sintam tanta pressão. Dependendo da organização na qual trabalham, encarregados podem ter sob sua responsabilidade apenas uma equipe ou um turno, ou todo um setor.
Acompanhar o desempenho dos operadores e orienta quando necessário para manter o ritmo, qualidade e produtividade do trabalho é de suma importância para sua função. Analisar os relatórios diários de produção e identifica desvios dos padrões de processo.
Gerenciar, engajar e inspirar equipes e pessoas são funções essenciais de um líder. Reunir todas essas habilidades pode ser um processo longo, mas com o caminho correto, você pode trilhar uma jornada de conhecimento rumo à liderança que sua equipe precisa.

Venha se tornar um profissional de qualidade na SAFETE, e se capacitar passando aos seus colaboradores a confiança que um LIDER precisa.

O Curso NR10 objetiva capacitar os profissionais a fim de prevenir acidentes de origem elétrica e atender as exigências da Norma Regulamentadora nº 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade. Estabelece diretrizes básicas para a implantação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança e saúde, de forma a garantir a segurança dos trabalhadores que direta ou indiretamente interagem em instalações elétricas e serviços com eletricidade.

O curso de NR-35 Trabalho em Altura tem como finalidade educar para prática de Segurança do Trabalho em Altura, bem como estabelecer os procedimentos necessários para a realização deste trabalho, visando garantir a segurança e saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade. A Norma Regulamentar nº35 estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores. Considera-se trabalho em altura toda atividade executada acima de 2,00 m (dois metros) do nível inferior, onde haja risco de queda

O curso NR 10 COMPLEMENTAR - SEGURANÇA NO SISTEMA ELÉTRICO DE POTÊNCIA (SEP) E EM SUAS PROXIMIDADES, tem como objetivo proporcionar  a aquisição dos fundamentos básicos de segurança no sistema elétrico de potência, para maior segurança nos trabalhos que envolvem o uso da eletricidade, abordando os princípios e condições inseguras aos quais estão submetidos os trabalhadores, bem como os procedimentos cabíveis a serem tomados a fim de evitar acidentes nas atividades do Sistema Elétrico de Potência ou em suas proximidades.

conceito de eletricidade é abrangente, mas podemos compreendê-lo como todos os efeitos que as cargas elétricas produzem sobre a matéria. A eletricidade é comumente associada à corrente elétrica, uma movimentação de cargas que é estabelecida quando algum corpo é submetido a uma diferença de potencial elétrico.

O Curso de Direção Defensiva tem como objetivo a qualificação e a conscientização dos condutores, itens fundamentais para a segurança no trânsito. O curso visa contribuir na redução dos riscos no trânsito e consequentemente o número de acidentes do Brasil, através de alertas aos condutores, onde simples ações podem contribuir para a melhoria do trânsito. O condutor terá a oportunidade, com este curso, de rever alguns conceitos que já conhece devido a sua prática e também de conhecer e aprender como afastar os perigos e os possíveis acidentes de trânsito, além de receber informações úteis para ajudar vítimas. Só com uma mudança de atitude conseguiremos transformar e fazer nosso trânsito mais justo, mais solidário e mais seguro.

O treinamento em manutenção de Motosserra e Motopoda é destinado para todos os envolvidos que utilizam os equipamentos no trabalho. Pois a motosserra e motopoda possuem uma a serra acionada por um motor, muito utilizada na poda e corte de árvores. É composta normalmente por um motor a dois tempos a gasolina e uma corrente acoplada ao mesmo; o motor faz girar a corrente que possui dentes cortantes. Ela deve ser manuseada sempre por pessoa experiente e treinada por se tratar de uma ferramenta cortante e de alto grau de perigosidade. O objetivo  do curso de Motopoda é fornecer conhecimentos sob operação, manutenção, lubrificação, prevenção de riscos e acidentes e atendimento as Normas Regulamentadoras M.T.E. e Legislação Ambiental.


O curso de Eletricista de Redes de Distribuição de Energia Elétrica, tem como foco formar profissionais aptos para trabalhar na rede de distribuição entre outras demandas, afim de suprir  o defict e qualificar homens e mulheres a possuírem uma profissão em pouco tempo de investimento

O curso de Cesto aéreo tem como objetivo capacitar profissionais para operar com segurança o Cesto Aéreo NR 12, de forma a evitar acidentes e preservar as boas condições da máquina, utilizando materiais, ferramentas e acessórios, de acordo com suas características e aplicações, de maneira preventiva e garantindo a qualidade dos serviços apresentados.

Conforme descrição do Anexo XII da NR 12, considera-se cesto aéreo o equipamento destinado à elevação de pessoas para execução de trabalho em altura, dotado de braço móvel, articulado, telescópico ou misto, com caçamba ou plataforma.


Avisos do site